Em busca de auxiliar as escolas a implementarem as mudanças trazidas pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC), O Instituto Hexis realizará o “Encontro Educacional – BNCC, uma proposta formativa”, nesta quinta-feira, 23 de maio, no Teatro Maddox. Com inscrição gratuita, o evento é destinado a educadores e gestores do ensino básico.

Uma das preletoras será a assessora acadêmica da Rede Batista, Lilian Neves – consultora em Gestão, Educação e Tecnologia, autora do livro “Gestão da transformação educacional: a escola do século XXI”, organizadora de uma série de livros didáticos sobre formação ética e socioemocional, idealizadora da metaplataforma educacional Weleto e palestrante e autora da Bett Educar. 

Durante o evento, Lilian apresentará a palestra “BNCC e as competências socioemocionais: uma proposta formativa”. “A BNCC é uma referência nacional curricular que inclui um conjunto de competências gerais, sendo três delas dedicadas à formação socioemocional do estudante. Contudo, nem todas as escolas se percebem ainda preparadas para oferecer essa formação aos estudantes. A palestra será uma oportunidade para capacitar os gestores e as equipes pedagógicas dessas escolas e propor a implantação de soluções que correspondam às diretrizes da BNCC”, explica Lilian, que é também palestrante de eventos nacionais e internacionais e já atuou como diretora educacional e pesquisadora institucional.

Para que as mudanças sejam realmente efetivas, é necessário que as escolas apliquem múltiplas estratégias didáticas, atentando aos desafios da fase em que cada estudante se encontra. “A formação integral do ser humano, considerando as dimensões cognitiva, socioemocional, corporal e transcendental, que é o sujeito para além de si mesmo, se realiza junto ao estudo de outros componentes curriculares, como a Língua Portuguesa ou a Matemática. Ao trabalharmos a educação por competências, reconhecemos que essas dimensões socioemocionais também precisam ser desenvolvidas no estudante”, completa.

Dessa forma, a ideia é ajudar o estudante a saber interagir com o mundo de hoje e, ao mesmo tempo, prepará-lo para lidar com questões que podem surgir no futuro, isto é, após a passagem pela educação básica. “A proposta é que esse novo currículo contribua para a formação de uma pessoa que consiga reagir diante de uma situação adversa, alcançar estabilidade nas emoções, ser consciente sobre aquilo que vivencia, ter resiliência… De modo geral, a escola deve trabalhar para que esse indivíduo possa desenvolver um projeto de vida a partir de um conjunto de valores que permita que ele conviva em sociedade com ética, cidadania, sustentabilidade e respeito ao próximo, à cultura, às diferenças…”, destaca Lilian.

BNCC

A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento de caráter normativo que define as propostas pedagógicas que devem constar nos currículos de todas as escolas públicas e privadas de educação básica no Brasil. Às escolas, fica a tarefa de organizar a gestão de currículos e de aprendizagens.