Programa Bene
a) que o ser humano está em permanente processo de construção;
b) que a escola deve contribuir para uma formação integral, nas dimensões cognitiva, socioemocional, corporal e ética da existência, na relação com o outro e com Deus, que expressa a busca de autotranscendência.
São estruturantes ao projeto: (i) Virtudes morais, (ii) Competências e Habilidades socioemocionais, (iii) Virtudes geradoras – fé, esperança e amor, (iv) fases do desenvolvimento humano, de acordo com Freud, Piaget, Erikson e Kohlberg; que se articulam e se integram em um todo complexo.
A dinâmica metodológica do Bene:) é ativa e envolve uma constante formação de todos os que participam do programa – educadores, educandos e pais / responsáveis.
Através de um processo autoral apresentamos A TURMA DO BENE:) que experimenta diversas situações que se relacionam às experiências potencialmente semelhantes às dos estudantes. Essa turminha traços distintos de personalidade e diversidade étnica das regionalidades brasileiras.
Comprovado por estudos científicos internacionais, trabalhar a formação socioemocional melhora os resultados de aprendizagem e favorece o desenvolvimento de habilidades do pensamento.
Renovação do compromisso com a formação das virtudes, que é o exercício do bem. São 52 virtudes. Algumas delas: Respeito, Generosidade, Justiça, Verdade, Honestidade, Coragem, que se organizam a partir das Virtudes Geradoras Fé, Esperança e Amor.
Contribui na formação de uma matriz de 16 competências e 43 habilidades socioemocionais, como Lócus de Controle, Autoconfi ança, metacognição, cooperação, tomada de consciência, reflexão crítica, empatia, dentre outros. Isso significa dizer que a educação não deve somente cuidar do aspecto da cognição, mas de um sujeito integral.
Formação de bons hábitos, a partir do exercício regular e continuado do bem.
Organiza múltiplas estratégias didáticas, atentando à adequação destas à participação ativa do estudante, à diversidade de linguagens, estímulos e aos desafios da fase do desenvolvimento em que se encontram.
Baseia-se fortemente na contação de histórias para inspirar o diálogo da fé e cultura, da ludicidade, da exploração de um saber que se elabora nos diversos portadores de texto, na leitura do mundo.
Todo processo é conduzido à uma ação do bem, considerando que aquilo que penso deve refletir nas minhas ações. Um dos pontos altos do programa.
Somente a pessoa humana reflete, pensa. Os animais são instinto puro. Nesse sentido, a ação deve ser uma escolha, uma emoção que se controla, um comportamento que se decide, uma vida com mais sentido. A tríade desse processo seria: Reflexão, Ação, Reflexão da Ação.
O material é diagramado, ilustrado, colorido, atraente e encadernado em brochura, em semelhança aos livros didáticos internacionais.
Aproximar dessa literatura potencializa a reflexão e formação moral e das emoções de educadores, estudantes, famílias e comunidade.
Pessoas com emoções equilibradas e no exercício do bem, transformam o mundo num lugar melhor para se viver.
O programa propõe uma ferramenta de avaliação do progresso moral do estudante, que contará com a participação efetiva da família.
- Palestras de conscientização para pais, estudantes e educadores;
- Kit didático (2 volumes de livros) Ética Comum e Ética Plena, para cada estudante;
- Implantação do programa, com capacitação de educadores;
- Manual do Professor;
- Material de apoio para divulgação do programa, contendo 4 cartazes, reconhecimento de escola parceira no site do Hexis, espaço para divulgar depoimentos no site.
- Certifica a escola como entidade formadora em Ética e Competências Socioemocionais;
- Suporte, atendimento e apoio para:
- O Programa Bene:);
- Utilização de plataforma: estudante, educador e família.
- Licença de uso da plataforma digital para participação ativa do estudante e gestão do currículo e aprendizagem;
- Certificação de educadores e estudantes no cumprimento de cada unidade apresentada;
- Avaliação socioemocional a ser realizada pelo estudante, pelo educador e pela família nas funções diagnóstica, formativa e somativa.
Diagnóstica: identificação de conhecimento prévio a partir de problematizações.
Formativa: promove a reflexão e o autoconhecimento para a construção da autoimagem e autoestima, contribuindo na melhora de atitudes e comportamentos.
Somativa: análise comparada do processo formativo, a partir de questionário aplicado antes e depois do trabalho com cada virtude. Produz relatórios individuais e coletivos das respostas, subsidiando análises, tomadas de decisões e intervenções ao processo. - Currículo escolar socioemocional relacionado as habilidades e competências exigidas pela nova BNCC.
A criança nesta faixa etária desenvolve motricidade – músculos e equilibro. Sua aprendizagem se dá por meio dos sentidos e desenvolve a noção de que um objeto continua a existir, mesmo longe dos olhos. Mostra-se mais sociável, procurando ativamente a interação com quem o rodeia e estabelece um forte laço afetivo com a figura materna (cuidadora), desenvolvendo a capacidade de vínculo.
Diante dessas características, as virtudes Segurança, Organização e Alegria, buscam contribuir para o seu desenvolvimento da Segurança em relação a ansiedade natural deste período. A Organização, (devido a novas experiências), possibilitará o aprendizado e sua necessidade de adaptação, ante os desafios desse novo tempo, e a aprender a lidar com suas emoções, por isso, a escolha da Alegria, como a capacidade para não se deixar abater frente a novas experiências, que a princípio, podem lhe parecer ameaçadoras.
A criança nessa faixa etária começa a andar, sobe e desce escadas e em móveis. Melhora a motricidade fina e tem maior desenvolvimento da memória, através da repetição das atividades. Através da sua rotina, desenvolve um entendimento das sequências de acontecimentos que constituem os seus dias e sua linguagem começa a adquirir tons de voz diferentes para transmitir significados diferentes. Aprecia a interação com adultos que lhe sejam familiares e reage ao ambiente emocional em que vive, mesmo sem compreender, percebendo os estados emocionais dos que estão próximo dele. É bastante sensível à aprovação e desaprovação dos adultos
Diante dessas características, as virtudes Criatividade, Confiança e Cuidado, foram escolhidas, visando atender o aumento da autonomia, explorando sua curiosidade, objetivando permitir o desenvolvimento do sentimento de Confiança, que gera segurança, contribuindo para seu desenvolvimento intelectual.
A criança nesta faixa etária aumenta o equilíbrio e a coordenação motora. Também aumenta a curiosidade, sendo frequente a pergunta “Por quê?”. Começa-se a formar imagens mentais das coisas, o que a leva à compreensão progressiva dos conceitos. A mãe (ou cuidadora) é ainda uma figura muito importante para a segurança da criança, não gostando de estranhos. O leque de emoções é vasto, desde o puro prazer até a raiva frustrada.
Diante dessas características, virtudes como Convicção, ajuda a criança a adaptar-se a este ao ambiente educacional. Contudo, precisa aprender a Obediência, visto que terá que enquadrar-se a novas regras e relacionamentos, devendo desenvolver mais sua capacidade de Atenção, para compreender e valorizar as outras pessoas de seu convívio.
A criança nessa faixa etária amplia seu desenvolvimento motor, podendo correr, saltar, subir escadas, andar de triciclo, com grande desejo de experimentar tudo. Compreende a maior parte do que ouve e, seu discurso, é compreensível para os adultos. É sensível aos sentimentos dos que a rodeiam, relativamente a si própria. Tem dificuldade em cooperar e partilhar. É capaz de se separar da mãe (cuidadora) durante curtos períodos de tempo. Começa a desenvolver alguma independência e autoconfiança, começando a distinguir o certo do errado.
As virtudes Iniciativa, Veracidade e Bondade, introduzidas nessa fase, buscam ampliar sua capacidade em lidar com o mundo dos jogos de faz de conta. Pela Iniciativa, busca-se contribuir para que ela se torne menos dependente. A Bondade contribuirá para ampliar seus relacionamentos, bem como, nesse período de compreensão do certo e errado, a Veracidade vem como suporte neste desenvolvimento moral, ampliando sua compreensão do certo e errado.
A criança nesta faixa etária tem um rápido desenvolvimento muscular, com aumento das atividades motoras, ampliando o controle dos seus movimentos. Ocorre uma ampliação de seu vocabulário. Nesta fase, gosta de brincar com outras crianças e, quando está em grupo, poderá ser seletiva acerca dos seus companheiros. Neste período, é comum a ocorrência dos pesadelos são, ter amigos imaginários e uma grande capacidade de fantasiar. Com maior consciência do certo e errado, preocupa-se, geralmente, em fazer o que está certo, contudo, pode culpar os outros pelos seus erros.
A virtudes Entusiasmo, se apresentam como oportunidade para ampliar seu desenvolvimento intelectual, social e emocional. Por meio do Discernimento, ampliar sua capacidade de compreensão do certo e do errado, contribuindo para que ela assuma a a responsabilidade pelos seus atos. A Gratidão é uma virtude que ajudará a criança nessa idade a reconhecer que, independente do desenvolvimento da autonomia, há pessoas ao seu redor, que continuam a ajuda-la, que pelas quais, deve demonstrar gratidão.
Livro 1 • “Série Casa dos Valores”
02 volumes: Ética Comum + Ética Plena
ESTRUTURA TEMÁTICA DO LIVRO
CRIANÇA DESSA IDADE
A criança nessa faixa etária se desafia a enfrentar alguns medos, busca reconhecer a diferenciação entre o certo e o errado, bem como precisa aprender a assumir a responsabilidade pelos seus atos.
Por isso, o livro do 1º ano do ensino fundamental se orienta a promover a reflexão e ação da virtude da CORAGEM com vistas a ajudá-la a vencer seus receios; da virtude HONESTIDADE, na proposição de reconhecimento da palavra verdadeira, da ação justa da consciência que se constrói a partir desses padrões, apoiando-a em assumir seus erros e corrigi-los. Já a virtude do RESPEITO buscará reconhecer as diversas dimensões para a construção de relacionamentos edificantes, tais como o respeito a si, ao outro, ao ambiente, às autoridades e ao sagrado.
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
De maneira articulada, será oferecida a contribuição de formação às diversas características da personalidade, tais como a Comunicação (Extroversão), a Inovação e Experiências (Abertura), Estabilidade Emocional, Consciência e Sociabilidade, todas contribuindo para a mobilização das competências socioemocionais.
Livro 1 • “Série Casa dos Valores”
02 volumes: Ética Comum + Ética Plena
ESTRUTURA TEMÁTICA DO LIVRO
CRIANÇA DESSA IDADE
A criança nessa faixa etária se desafia a reconhecer a importância do outro, da necessidade de se posicionar diante de uma situação, ao fazer o controle de seus impulsos e assumir a responsabilidade por suas ações.
Por isso, o livro do 2º ano do ensino fundamental se orienta a promover a reflexão e ação da virtude ASSERTIVIDADE que contribuirá para o entendimento de seus sentimentos e sonhos, expressando-os de maneira clara e respeitosa, valorizando a sinceridade de um amigo e a possibilidade de concordar ou discordar das questões, num exercício do autocontrole e autoconfiança. A virtude DESPRENDIMENTO buscará ajudá-la a expandir o seu mundo ao interagir socialmente com laços fraternos, em desapego às coisas, exercendo o amor desinteressado pelas pessoas. Já a virtude da GENEROSIDADE a ajudará a abrir mão de seus desejos em função do outro, exercendo ações bondosas, desde a promoção de pequenas ações agradáveis, quanto à geração de círculos virtuosos de generosidade.
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
De maneira articulada, será oferecida a contribuição de formação às diversas características da personalidade, tais como a Comunicação (Extroversão), a Inovação e Experiências (Abertura), Estabilidade Emocional, Consciência e Sociabilidade, todas contribuindo para a mobilização das competências socioemocionais.
Livro 3 • “Série Casa dos Valores”
02 volumes: Ética Comum + Ética Plena
ESTRUTURA TEMÁTICA DO LIVRO
CRIANÇA DESSA IDADE
A criança nessa faixa etária esta em pleno desenvolvimento, buscando ampliar seus horizontes, especialmente no aperfeiçoamento de seu senso de justiça.
Por isso, o livro do 3º ano do ensino fundamental se orienta a promover a reflexão e ação da virtude da PROATIVIDADE ao valorizar o comportamento de antecipação e responsabilidade pelas próprias escolhas e que, para isso deve aprender a controlar a força do impulso, numa síntese do pensar a ação e agir, do apresentar o problema e a solução, do planejar e executar ideias, enfrentando obstáculos com resiliência e criatividade. O trabalho com a virtude da TEMPERANÇA irá ajudá-la a enfrentar o mundo que nem sempre se mostra justo, aprendendo a lidar com as incoerências observadas, reconhecendo o lócus de controle, equilibrando desejos e pensamentos, buscando a plenitude de ação do domínio próprio. Já a virtude GENTILEZA valoriza a boa convivência, a etiqueta social, a importância dos cumprimentos, o que contribuirá para que suas ações sejam mais amáveis e cordiais.
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
De maneira articulada, será oferecida a contribuição de formação às diversas características da personalidade, tais como a Comunicação (Extroversão), a Inovação e Experiências (Abertura), Estabilidade Emocional, Consciência e Sociabilidade, todas contribuindo para a mobilização das competências socioemocionais.
Livro 4 • “Série Casa dos Valores”
02 volumes: Ética Comum + Ética Plena
ESTRUTURA TEMÁTICA DO LIVRO
CRIANÇA DESSA IDADE
A criança nessa faixa etária se desafia a ter maior controle de si mesmo, da importância da iniciativa correta, de ampliar sua capacidade de pensar antes de agir, e quando cometer erros, de aceitá-los como parte de um processo de aprendizagem, vencendo a atitude de exigir mais de si mesmo.
Por isso, o livro do 4º ano do ensino fundamental se orienta a promover a reflexão e ação da virtude DILIGÊNCIA que contribuirá para que desenvolva mais a sua habilidade de planejar e organizar suas ações, se empenhando e usando o tempo de maneira adequada, sempre prosseguindo, motivado e sem desistir. A virtude da PRECAUÇÃO se dará numa ação cada vez mais consciente e cautelosa, reconhecendo que o corpo se faz integrado entre um pensamento ponderado e a integridade física. Já a virtude da DEFERÊNCIA contribuirá para uma postura de respeito e consideração a uma autoridade, a um idoso, à fé que se professa, o que evitará que o mundo seja construído com a indiferença, mas que as ações sejam sempre motivadas por amor, dando a cada um o devido reconhecimento. Esse querer bem, possibilita que todos se sintam mais felizes.
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
De maneira articulada, será oferecida a contribuição de formação às diversas características da personalidade, tais como a Comunicação (Extroversão), a Inovação e Experiências (Abertura), Estabilidade Emocional, Consciência e Sociabilidade, todas contribuindo para a mobilização das competências socioemocionais.
Livro 5 • “Série Casa dos Valores”
02 volumes: Ética Comum + Ética Plena
ESTRUTURA TEMÁTICA DO LIVRO
CRIANÇA DESSA IDADE
A criança nessa faixa etária se desafia a ter maior envolvimento com o mundo dos adultos e adaptar-se a ele, bem como desenvolver a organização de seu sistema de ação, além de investir ainda mais resiliência para enfrentar possíveis temores.
Por isso, o livro do 5º ano do ensino fundamental se orienta a promover a reflexão e ação da virtude DETERMINAÇÃO que contribuirá para que desenvolva mais a sua habilidade de planejar e organizar suas ações, demonstrando firmeza no alcance de suas metas, reconhecendo que isso requer empenho e disciplina. Com a virtude TOLERÂNCIA compreenderá a importância de reconhecer e respeitar as diferenças entre as pessoas, seja de raça, sexo, credo, cultura, também se exercitando na tolerância de suas próprias frustrações e descobrindo maneiras de apoiar os que ainda se encontram em desenvolvimento, como ele mesmo. É um rico processo de autoconhecimento e exercício da empatia e alteridade. Já a virtude da COMPAIXÃO o ajudará a reconhecer o escopo de uma ação que pensa para além de si mesmo, indo ao encontro do outro e ampliando-se ainda mais no reconhecimento do nós, culminando nesse exercício autotranscendente. Essa virtude viabiliza a ação da compaixão piedosa, acolhedora e também reconhece os amigos feitos nessa jornada.
COMPETÊNCIAS SOCIOEMOCIONAIS
De maneira articulada, será oferecida a contribuição de formação às diversas características da personalidade, tais como a Comunicação (Extroversão), a Inovação e Experiências (Abertura), Estabilidade Emocional, Consciência e Sociabilidade, todas contribuindo para a mobilização das competências socioemocionais.